PARA QUE A POSTERIDADE TE LOUVE

NOS CAMPOS DE BATALHA DE TRÓIA, NOS LÍQUIDOS CAMINHOS ATÉ ÍTACA


Hamilton Vaz Pereira

De 05 a 26 de march - Fridays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

E se ao falar e ouvir sobre a Grécia de Homero, o mundo das deusas e humanas for colocado em primeiro plano, no centro das nossas atenções, e os deuses e heróis se tornarem coadjuvantes no interesse de um grupo de estudos sobre a aventura homérica? O que Hera, Palas Atena, Afrodite, Ártemis e demais divindades femininas nos dirão? Que benefícios nós teremos ao incentivar essa hipótese? E se sob essa inédita curiosidade de ávidos estudantes, A Ilíada e A Odisséia, as magníficas obras do poeta maior, observadas a partir das nobres mortais e jovens impetuosas nos campos de batalha de Tróia ou nos líquidos caminhos até Ítaca, nos aproximarem de Helena, Andrômaca, Penélope e Pentesiléia? O que rainhas e princesas, presas dos aqueus, amazonas ao redor de Ílion, sereias impiedosas, mulheres que não hesitam em construir a felicidade na luta nos ensinarão? Que bons encontros teremos com elas que enlouquecem os inimigos de sua divina dança de guerra?

Neste curso, retornaremos à Antiguidade com o objetivo de ir mais fundo no poço sem fundo do passado para saber mais sobre A Ilíada e A Odisséia de Homero por entender que o povo grego enviou às futuras gerações um tesouro de conhecimentos ilimitados e temos muito a ganhar ao trazer para o nosso tempo suas conquistas. Iremos apresentar as principais histórias dos heróis nos campos de batalha de Tróia e as magníficas peripécias marítimas a caminho de Ítaca. Sem ignorar os deuses masculinos do Olimpo, os valorosos heróis de Tróia ou os 108 pretendentes a mão da rainha de Ítaca, iremos trazer para o centro da nossa atenção o mundo das divindades femininas e das humanas. Nossa curiosidade vai colocar em destaque deusas e mortais que causam hecatombes, que são fiéis aos seus maridos, que invadem os campos de batalha e transitam excepcionalmente pelos líquidos caminhos.

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 09, 16, 23 E 30 DE MARÇO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 320.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 MAR | PRIMEIRA GRÉCIA

    Introdução.  Apresentação de A Ilíada - Da Assembléia Dos Gregos (Canto 1] Até Troianos Vencem A Guerra (Canto 15). Destaques – As Deusas Olímpicas: Hera (A Que Nunca Sorriu), Palas Atena e Afrodite. As Humanas: (A Bela) Helena, Andrômaca (Guardiã das Tradições) e (As Presas De Guerra) Briseis e Criseide.


  • 12 MAR | NOS CAMPOS DE BATALHA DE TRÓIA

    Conclusão de A Ilíada - Dos Feitos Heróicos de Pátroclo (Canto 16) Aos Funerais de Heitor (Canto 24). A mulher num universo masculino, violento e guerreiro. Destaques – As Divindades: Éris (A Discórdia), Hebe (A Jovem Eterna), Ártemis (Das Feras, Selvas e Montanhas), e Tétis (A Célebre Nereide). As Humanas: Pentesiléia (Rainha das Amazonas), (A profetisa) Cassandra e Hécuba (Mãe infeliz de uma geração troiana ilustre).


  • 19 MAR | SÊ AUDAZ!

    Apresentação de A Odisséia - Da Assembléia Dos Deuses [Canto 1] Até Chegada A Ítaca (Canto12). Destaques – Palas Atena e (A Deusa dos Subterrâneos) Perséfone. As Deusas Menores: Calipso e Circe. As Humanas: Helena, Clitemnestra, Nausicaa (Diante de Ulisses, o Estrangeiro), Arete e Anticléia. Os Gênios Femininos: Ninfas (Jovens Espíritos da Natureza), Sereias e Musas.


  • 26 MAR | HÁBEIS, ASTUTOS E SAGAZES

    Conclusão de A Odisséia - Do Massacre Dos 108 Pretendentes (Canto 13) Até A Paz Na Ilha De Ítaca (Canto 24). Destaques – Atena (A Deusa Amiga do Rei de Ítaca). As Humanas: (As virtudes de) Penélope, Euricléia (Comprada por um preço elevado, honrada como uma nobre) e as criadas do palácio de Ulisses. Uma palavra sobre as Amazonas (Sua paixão é a guerra), e (As possuídas) Mênades e Bacantes. 


ministrado por


  • Hamilton Vaz Pereira

    Dramaturgo, encenador, compositor, intérprete e produtor teatral. Líder do Asdrúbal Trouxe o Trombone, grupo carioca que invade a cena com temática, personagens e modo de representar próprios da geração jovem da década de 70.

INSCREVA-SE AQUI