PARA QUE SERVE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE INCERTEZA?


Alessandro Marimpietri, Patrícia Lins E Silva

28 de august - Wednesday - das 19h30 às 21h

CONCLUÍDO

O século XXI produziu mudanças na nossa cultura de forma inédita e numa velocidade que nos lança na incerteza. Projetar o futuro é tão difícil quanto interpretar o presente, tendo a certeza de que não vivemos mais com as referências do passado. Na educação não é diferente. Novos cenários culturais, digitais e relacionais invadem o educativo. A capacidade do homem de criar, inventar e produzir conhecimento ampliou-se, exigindo da educação uma reinvenção necessária, assim como a valorização de seus aspectos essenciais. Preparar uma criança para viver num mundo em processo de metamorfose, como bem definiu Ulrich Beck, é uma tarefa complexa. O aluno, hoje, já é diferente de todos os aprendizes da história da educação. Informação democratizada, necessidade constante de adaptação ao novo e outras formas de relação com pares, professores e pais fazem dos integrantes dessa nova geração as testemunhas vivas de uma transição paradigmática.

Nesse encontro gratuito, organizado pela CASA DO SABER RIO em parceria com a Escola Parque, e que se repetirá no Leblon e na Barra da Tijuca, abordaremos em linhas gerais como contextos da nossa cultura dialogam com o ato socioeducativo e quais os desafios e possibilidades nesse novo cenário social.

> Haverá tradutor de português para Libras nas duas edições da palestra.

APOIO CULTURAL

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Alessandro Marimpietri

    Psicólogo pela UFBA, Neuropsicólogo pela USP e doutor em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Cuyo (Argentina). Diretor da Desenvolver: Psicologia e educação, espaço que se destina a estudos e intervenções nos âmbitos da psicologia e educação, sediada em Salvador (BA).

  • Patrícia Lins E Silva

    Pedagoga e autora do livro Inteligência se aprende, é sócia e diretora pedagógica da Escola Parque, onde trabalha há mais de 35 anos.