PARIS: CIDADE REVOLUCIONÁRIA? REVISITANDO A REVOLUÇÃO FRANCESA

PALESTRA REALIZADA ONLINE VIA ZOOM


Natalia Bravo

01 de july - Wednesday - das 17h às 18h30

CONCLUÍDO

Marco inaugural da modernidade no ocidente, a Revolução Francesa é uma espécie de divisor de águas da história da França. Seus legados se fazem presente nos monumentos históricos, nas datas comemorativas, nas instituições nacionais, mas também nos hábitos, nos costumes, na visão de mundo dos franceses. Mais do que um grande acontecimento histórico, é parte da identidade do povo francês. Daí a importância de revisitar a sua história, a partir de novas perspectivas, e, nesse caso, com o olhar para a cidade.

Nesse encontro, pretendemos discutir os antecedentes, os principais elementos e as heranças deixadas pela Revolução Francesa. Refletiremos também sobre o protagonismo de Paris durante os anos de revolução, do 14 de julho de 1789 à ascensão de Napoleão Bonaparte. Sede do poder real por muitos séculos, Paris concentrava uma burguesia abundante e poderosa e um contingente numeroso de trabalhadores, o que fez de suas ruas o teatro dos conflitos mais sangrentos e dos desejos mais ousados de transformação social: Sans-Culottes, jacobinos, communards. O que tudo isso tem a ver com a belíssima cidade das luzes?

>>> Esta palestra faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Natalia Bravo

    Historiadora. Metre em História Social pela USP e doutoranda na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (França). É fundadora do projeto Paris de Histórias, que proporciona experiências de imersão histórica e cultural aos turistas brasileiros na cidade de Paris.