PENSADORES DA CRISE: HOBBES, CARL SCHMITT E BYUNG-CHUL HAN


Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco

De 26 de april a 10 de may - Mondays - das 19h às 21h - 3 encontros

Diversos pensadores se debruçaram sobre as crises de seu tempo e sentiram-se impelidos a pensar e escrever e em meio a situações turbulentas de elevado grau de incerteza. As crises bélicas, econômicas, ambientais e migratórias descortinaram a vulnerabilidade e a contingência da existência humana e a incapacidade de antecipar as consequências indesejadas resultantes das ações expõe seres humanos com frequência a situações de fragilidade e desamparo comumente designadas por crises. O caráter trágico da crise, também compreendida como paralisia, oportunidade e decisão, sempre estimulou a produção de trabalhos que buscaram compreender as causas e consequências das desordens com a finalidade de reduzir a imprevisibilidade, o temor e a violência. A crise se tornou, de acordo com o seu velho topos, um momento que exige diagnóstico, decisão e superação. Se ela, de um lado, nos confronta com o traço sombrio, insondável da existência humana, de outro, torna visível as condições que criam e garantem o funcionamento da normalidade da realidade concreta.

​Este curso se propõe a apresentar e discutir ideias de autores que podem ser alçados à categoria de “pensadores da crise” e que pensaram em diferentes momentos sobre a situações complexas de seu tempo, legando um importante conhecimento do caráter contingente da existência humana: Thomas Hobbes (1588-1679), Carl Schmitt (1888-1985) e Byung-Chul Han (1959-), respectivamente nos séculos XVII, XX e XXI.
_______________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) de cada aula ficará disponível na Área do Aluno até 1 SEMANA após o final do curso.
​>>> Os inscritos receberão, por e-mail, a senha da Área do Aluno. 

*Para qualquer dúvida em relação ao recebimento do link ou da senha da área do aluno, entre em contato pelo e-mail inforio@casadosaber.com.br, pelo número (21) 2227-2237 ou mande uma mensagem para o WhatsApp (21) 99478 9591.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 240.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 26 ABR | THOMAS HOBBES (1588-1679), LEVIATÃ E BEHEMOTH


  • 03 MAI | CARL SCHMITT (1888-1985), TEOLOGIA POLÍTICA


  • 10 MAI | BYUNG-CHUL HAN (1959-), SOCIEDADE DO CANSAÇO


ministrado por


  • Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco

    Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), com bolsa sanduíche no Instituto de Ciência Política Otto Suhr na Universidade Livre de Berlim (Alemanha). É autor, entre outros, do livro Secularização inacabada: política e direito em Carl Schmitt e Estado, direito e cidadania, em perspectiva comparada.

INSCREVA-SE AQUI