PINTURA EM QUATRO TEMPOS: TOULOUSE-LAUTREC, MATISSE, RIVERA E FREUD


Felipe Martinez

De 07 a 28 de october - Wednesdays - das 19h30 às 21h - 4 encontros

 

Este curso vai tratar de quatro momentos diferentes da história da pintura a partir dos seguintes artistas: Toulouse-Lautrec, Henri Matisse, Diego Rivera e Lucian Freud. O objetivo é comparar a produção desses pintores em diferentes momentos históricos de modo a entender a longevidade e a versatilidade da pintura, desde o início da arte moderna, passando pelos muralistas mexicanos até os grandes pintores ingleses da segunda metade do século XX.

 


> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 09, 16, 23 e 30 DE OUTUBRO, ÀS 22H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 320.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 07 OUT | TOULOUSE-LAUTREC

    A primeira aula vai tratar da pintura de Henri de Toulouse-Lautrec e sua relação com o contexto do pós-impressionismo. Será visto como as pinturas do artista mostram um lado menos glamuroso da Belle-Époque e como sua produção de cartazes é exemplo de uma aplicação cotidiana da pintura. Análise da obra de contemporâneos: Degas e Van Gogh.


  • 14 OUT | HENRI MATISSE

    O segundo encontro mostrará a versatilidade da pintura de Henri Matisse, apontando para sua relação com o movimento fauvista e seu trabalho posterior com a colagem e outros elementos decorativos. Análise da obra de contemporâneos: Picasso, Derain e Modigliani.


  • 21 OUT | DIEGO RIVERA

    A terceira aula tratará da obra de Diego Rivera no contexto dos muralistas mexicanos. Será visto como a poética do artista não pode ser dissociada de sua postura política e como seus murais e telas se articulam com os problemas históricos da colonização da América Latina. Análise da obra de contemporâneos: Orozco, Siqueiros e Torres Garcia.


  • 28 OUT | LUCIAN FREUD

    O último encontro vai tratar da obra de Lucian Freud desde os anos 50 até os primeiros anos do século XXI. Neto de Sigmund Freud, Lucian era capaz de revelar o lado animal de seus modelos por meio de pinceladas espessas que reforçam a materialidade pictórica como expressão poética individual. Análise da obra de contemporâneos: Francis Bacon e David Hockney.


ministrado por


  • Felipe Martinez

    Doutor em História da Arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador no Museu Van Gogh e no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, ambos na Holanda.

INSCREVA-SE AQUI