POLÍTICAS DA INTIMIDADE

DA INVENÇÃO DO SOFÁ E SUA SOCIABILIDADE À “ALGORITMIZAÇÃO” DA VIDA


Ieda Tucherman

07 e 14 de december - Mondays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

Falamos hoje da perda da privacidade como uma das novas e radicais condições criadas pela nossa adesão à vida virtual. Documentários como O Dilema das Redes ou séries como Privacidade Hackeada, ambas divulgadas pela Netflix, nos apontam esta realidade que, com razão, tanto nos intimida. Contudo, ainda estamos no campo da oposição clássica do público e do privado que nos acompanha desde a nossa origem grega, através de conceitos como ágora e oikos. Se, no entanto, fizermos um movimento de olhar nosso passado recente, uma decantação parece se instalar: a que separa, sem opor, espaço privado e espaço de intimidade. É assim que o século XVIII, numa associação especial entre a nova burguesia e a arquitetura de exteriores e de interiores, vai implantar uma política de espaços onde a intimidade será cultivada com suas múltiplas consequências políticas, sociais e existenciais.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 09 E 16 DE DEZEMBRO, ÀS 19H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 160.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 07 DEZ | UM PASSEIO NA HISTÓRIA DO “SÉCULO DO CONFORTO” (XVIII)

    A construção das mansões (não castelos). A separação dos ambientes. A invenção do sofá e sua sociabilidade de aproximação. O quarto privado e o devaneio. As salas de leitura e uma nova sociabilidade.


  • 14 DEZ | ATUALIDADE: A SOCIOPOLÍTICA DO CONTEMPORÂNEO E AS NOVAS RELAÇÕES DE PODER

    A “algoritmização” da vida e a mediação computacional da experiência. A avaliação no lugar da interpretação. Quando a experiência de si é alterdirigida ainda há lugar para a intimidade?


ministrado por


  • Ieda Tucherman

    Professora Titular do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. Doutora em Comunicação pela UFRJ e pós-doutora pelo Institut de Recherche en Accoustique et Musique (Ircam), Centro Georges Pompidou, Paris (França). É autora dos livros de ensaios Arqueologia do discurso amoroso e Breve história do corpo e de seus monstros. Criou, no Spotify, a playlist "Roland Barthes por Ieda Tucherman" com o objetivo de dialogar com a obra do autor.

INSCREVA-SE AQUI