PROCESSO CRIATIVO E MATERIALIZAÇÃO DE IDEIAS

OFICINA DE CRIAÇÃO DE PROJETOS


Gabriel Gutierrez

De 15 a 29 de july - Mondays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

CONCLUÍDO

O curso tem o objetivo de funcionar como uma oficina de criação de projetos, em que serão abordados os temas essenciais que compõem o processo criativo. O propósito é engajar cada participante na elaboração de um projeto concreto, conjugando-a com o debate acerca de aspectos centrais para a criatividade nas mais diversas áreas.

Serão discutidos o papel decisivo que a paixão exerce no desenvolvimento de obras de relevância, o delineamento do ritual de criação individual e a necessidade de pesquisa e mobilização de referências para a expansão do processo criativo; o investimento de energia na forma de trabalho intenso e para si; o descondicionamento mental e a suspensão do juízo crítico na experimentação criativa; o delírio controlado, a valorização do acaso e o desenvolvimento do estilo a partir do erro.

Os participantes serão colocados em movimento de trabalho criativo a partir da construção de si mesmos como obra de arte . Para aqueles que já têm consciência do seu processo, a oficina funciona como um potencializador. Para aqueles que ainda não a desenvolveram, os encontros servem como um despertar para a ação criadora.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 15 JUL | ESTADO DE FLOW E DESEJO

    Reconhecimento do grupo. Levantamento dos projetos a serem iniciados. Definições preliminares do percurso e mapeamento das intenções. Contexto geral da Economia Criativa na contemporaneidade. Paixão e energia na ação criativa. Propósito e aprendizado. Ritual de produção e Estado de Flow. A materialização das ideias que estão na cabeça.


  • 22 JUL | A HIPÓTESE DAS 10 MIL HORAS E A LUTA COM OS HERÓIS

    O Elogio do Trabalho e o risco da procrastinação. Auto sabotagem e transpiração. Capacidade de imersão no problema. Intuição e disciplina. Pesquisa, coleta de informação e referências. Linguagem, técnica e viabilidade da obra.


  • 29 JUL | A CONSTRUÇÃO DE SI COMO OBRA DE ARTE

    Afrouxando as cordas do condicionamento. Suspensão do juízo crítico. Definição de limites e movimento de expansão. Engajamento na aventura estética/ética do processo criativo. Delírio controlado, experimentação e imaginação. Erro, acaso, estilo e as camadas de significado do projeto.


ministrado por


  • Gabriel Gutierrez

    Sociólogo, pesquisador e educador. Facilitador de conhecimento na área de Inovação e Criatividade. Já realizou oficinas na Escola Darcy Ribeiro e no Polo Criativo. Membro do Centro de Arte e Cidade (Uerj), é doutorando na Uerj e docente há mais de 10 anos. Criador da página "Pensador Selvagem", no Facebook, sobre processos criativos, do programa "Estado de Poesia" e da Roda de Conversa "O Começo da Aventura", projetos em que atua pesquisando, falando e escrevendo sobre processo criativo e arte.