PSICOLOGIA DAS MASSAS E ANÁLISE DO EU : O QUE O ENSAIO DE FREUD TEM A NOS DIZER SOBRE OS DIAS DE HOJE?


Nina Saroldi

16 de october - Wednesday - das 19h30 às 21h30

CONCLUÍDO

Em Psicologia das Massas e Análise do Eu, Sigmund Freud (1856-1939) apresenta suas considerações sobre o fenômeno psicológico que mantém coesa uma massa de pessoas. O ensaio, publicado em 1921, é uma análise inserida no contexto do período entreguerras, quando os ideais nazifascistas começaram a ganhar força na Europa arrasada pela Primeira Guerra (1914-1918).

Tendo como ponto de partida o texto freudiano, discutiremos quais as aproximações e as correlações identificadas no tempo presente, traçando um panorama do crescimento de extremismos ao redor de todo o mundo.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Nina Saroldi

    Professora do curso de Engenharia de Produção com ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É pós-doutora em Sociologia da Cultura pela Hochschule für Grafik und Buchkunst, Leipzig (Alemanha), doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Filosofia pela PUC-Rio e graduada em Filosofia pela UFRJ. É organizadora da coleção Para Ler Freud, da editora Civilização Brasileira, e autora de O mal-estar na civilização: as obrigações do desejo na era da globalização.