REAL, SIMBÓLICO, IMAGINÁRIO – UMA INTRODUÇÃO A JACQUES LACAN


Marco Antonio Coutinho Jorge

De 19 de october a 16 de november - Mondays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

O real (que não se confunde com a realidade), o simbólico (absolutamente distinto da simbólica junguiana) e o imaginário (que não se resume à imaginação) são nomes que Lacan atribuiu a três grandes segmentos que podem ser isolados da obra de Sigmund Freud (1856-1939). Tal nomeação constitui um novo paradigma e abre novas formas de reflexão sobre as questões mais cruciais da psicanálise contemporânea.

O curso abordará a nomeação dos três registros psíquicos – real, simbólico, imaginário – empreendida por Jacques Lacan (1901-1981) a partir de 1953.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 21, 28 DE OUTUBRO E 11 E 18 DE NOVEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 19 OUT | INTRODUÇÃO AO ENSINO DE JACQUES LACAN

    O sentido de retorno de Freud é o retorno ao sentido de Freud. A renovação da clínica psicanalítica. O lugar da fantasia.


  • 26 OUT | O IMAGINÁRIO: O SENTIDO

    O estádio do espelho. O nó borromeano e R.S.I. Inibição, sintoma e angústia. As três paixões fundamentais do ser: amor, ódio e ignorância.


  • 09 NOV | O SIMBÓLICO: O DUPLO SENTIDO

    Os pares antitéticos. A importância do ensino de Ferdinand de Saussure. O inconsciente estruturado como linguagem. A lógica do significante. As letras e os matemas. Os quatro discursos: mestre, histérica, psicanalista, universitário.


  • 16 NOV | O REAL: O NÃO SENTIDO

    O inassimilável: o trauma. A relação sexual impossível e as três dimensões da sexualidade: amor, desejo e gozo.


ministrado por


  • Marco Antonio Coutinho Jorge

    Psiquiatra e psicanalista. Professor Associado do Instituto de Psicologia da Uerj. Diretor do Corpo Freudiano, Seção Rio de Janeiro. Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Associação Insistance (Paris/Bruxelas) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris).