REALIDADE E IMAGINAÇÃO

A FILOSOFIA DA MENTE DE SPINOZA


André Martins

De 25 de january a 22 de february - Mondays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

Baruch Spinoza (1632-1677) demonstra de forma consistente e convincente que a única maneira de conhecermos é através da imaginação. No entanto, é possível diferenciar imaginação de realidade. Mas como? E mais: como diferenciar uma imaginação positiva, criativa, enriquecedora e encantadora, de uma imaginação negativa, reativa, defensiva, de escape e desvalorização da realidade?

Neste curso, usaremos a filosofia da mente proposta por Spinoza segundo a leitura de André Martins, um dos maiores estudiosos do tema no Brasil, para compreender filosoficamente, com a ajuda da teoria psicanalítica de Donald Woods Winnicott (1896-1971) e pitadas do pensamento de Friedrich Nietzsche (1844-1900), esse deslumbrante mundo que é a nossa mente. Compreensão essa que nos trará implicações éticas, terapêuticas e afetivas.

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 27 DE JANEIRO, 03, 10 E 24 DE FEVEREIRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 320.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 25 JAN | SPINOZA E SUA FILOSOFIA DA MENTE

    Ideia do corpo e a ideia da ideia; ideias verdadeiras, fictícias e falsas.


  • 01 FEV | A METAFÍSICA COMO FORMA DE PENSAR


  • 08 FEV | A DISSOCIAÇÃO PSÍQUICA E AS DEFESAS


  • 22 FEV | A INTEGRAÇÃO DO SELF WINNICOTTIANA PELAS FERRAMENTAS CONCEITUAIS SPINOZISTAS

    Terapêutica, ética e afetividade.


ministrado por


  • André Martins

    Filósofo e psicanalista, professor do Departamento de Filosofia da UFRJ, onde é membro do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (NUBEA) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF). Doutor em Filosofia pela Université de Nice (França)e em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, com pós-doutorado sênior em Filosofia pela Université de Provence (França). Autor de Pulsão de morte? Por uma clínica psicanalítica da potência e de mais de 70 artigos publicados no Brasil, na França, na Alemanha, em Portugal, na Hungria, nos EUA e na Bélgica. Editor da Revista Trágica de Estudos de Filosofia da Imanência (SPIN-PPGF-IFCS-UFRJ). ​Possui um canal no YouTube com videos relacionadoa à filosofia e psicanálise.

INSCREVA-SE AQUI