REFLEXÕES SOBRE LIBERALISMO, AUTORITARISMO E DEMOCRACIA NO SÉCULO XXI

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY


Josué Medeiros

14 e 21 de august - Fridays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

Em 2020, podemos dizer que há um incontestável fenômeno político internacional de crescimento da extrema-direita. Este se consolida em 2016 com a vitória de Donald Trump nos EUA, embora tenha começado antes na Europa, no começo da década de 2010. Suas manifestações vão de crescimento vertiginoso em alguns países e a aumento de influência mais lento em outros, entre governos longevos em algumas nações e mais curtos em outras. No Brasil, tal processo se apresenta com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018.

A proposta do curso é discutir as relações entre liberalismo, autoritarismo e democracia no século XXI. O ponto de partida está nas reflexões da cientista política norte-americana Wendy Brown, que no livro Ruínas do Neoliberalismo afirma que, assim como as ditaduras comunistas foram um desdobramento não previsto da teoria marxista, a atual emergência da extrema-direita é um desdobramento não previsto do neoliberalismo. A partir deste vínculo, discutiremos alternativas democráticas que podem ser pensadas para além do debate institucional. Alguns conceitos e noções tais como Comum, Democracia Participativa, Democracia Comunitária serão trabalhados. E também o uso das novas tecnologias de comunicação será debatido enquanto um possível instrumento de democratização.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 18 E 25 DE AGOSTO, ÀS 19H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 160.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 14 AGO | NEOLIBERALISMO E AUTORITARISMO

    Análise da afinidade entre neoliberalismo e autoritarismo com base no livro de Wendy Brown Ruínas do Neoliberalismo.


  • 21 AGO | DEMOCRACIAS NO SÉCULO XXI

    Debate sobre as possibilidades democráticas do século XXI: Comum, democracia participativa, democracia comunitária, democracia nas redes.


ministrado por


  • Josué Medeiros

    Professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGCS/UFRRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB) da UFRJ e pesquisador de Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom) vinculado à UFRJ e ao PPGCS/UFRRJ. É doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), com doutorado-sanduíche na Universidade de Paris 3 (França), mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e graduado em História pela UFF.

INSCREVA-SE AQUI