SCHOPENHAUER E NIETZSCHE PARA TEMPOS COMPLEXOS

CURSO REALIZADO ONLINE VIA ZOOM


Iasmim Martins

20 e 27 de may - Wednesdays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

CONCLUÍDO

Tendo como ponto de partida o momento que vivemos hoje, este curso propõe uma introdução aos conceitos fundamentais da filosofia de Arthur Schopenhauer (1788-1860) e Friedrich Nietzsche (1844-1900), conhecidos como filósofos da filosofia trágica (alemã). A partir de algumas reflexões propostas pelos dois autores, serão realizadas interlocuções com o atual momento civilizacional, possibilitando pensarmos em possíveis enfrentamentos para as nossas angústias. ​

>>> Este curso faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 20 MAI | ARTHUR SCHOPENHAUER (1788-1860)

    A presente aula abordará os principais conceitos da metafísica de Schopenhauer e de sua eudemonologia (Aforismos para a sabedoria de vida), trazendo conexões com o atual cenário mundial (pandemia/quarentena), a partir de reflexões sobre o tédio, o ócio, a solidão, a morte e os possíveis modos de enfrentamento dessas questões.


  • 27 MAI | FRIEDRICH NIETZSCHE (1844-1900)

    A presente aula trará à luz conceitos fundamentais da filosofia nietzscheana, tais como: crítica ao socratismo (platonismo); elogia da arte trágica grega (Apolo e Dionísio); amor fati; morte de Deus; vontade de potência e super-homem, suscitando reflexões para os tempos complexos que estamos vivenciando atualmente, já que Nietzsche pode ser compreendido como um dos maiores filósofos da afirmação da vida e da resiliência, mesmo diante de toda tragicidade.


ministrado por


  • Iasmim Martins

    Doutoranda em Filosofia pela PUC-Rio, mestre e licenciada em Filosofia pela UFRRJ. É psicanalista pela Formação Freudiana/RJ, estando inserida na clínica psicanalítica. É professora convidada das especializações em Arte e Filosofia Filosofia Contemporânea da PUC-Rio, e dos cursos de MBA da FGV.