A ESTRANHA DERROTA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EM PARIS

PALESTRA ONLINE AO VIVO + REPLAY


Natália Bravo

11 de november - Wednesday - das 17h às 18h30

A estranha derrota foras as palavras encontradas por Marc Bloch, o historiador, mas também o combatente, membro do exército francês e da resistência francesa capturado e morto pelos alemães antes do fim da guerra para descrever a rápida vitória do invasor alemão sobre as tropas francesas. De que forma a cidade ainda nos permite refletir sobre esse período histórico? Quais são os lugares de memória da Segunda Guerra Mundial em Paris?

Nesse encontro, aproveitaremos a riqueza de narrativas históricas que a cidade de Paris nos oferece para mergulharmos na reflexão de um momento sombrio da história da França: os anos de ocupação nazista na capital francesa. Refletiremos sobre esse conflito tão impactante nos seus mais variados matizes: a rapidez com que o exército francês sucumbira aos alemães, seus adversários históricos. A saída vergonhosa da guerra, orquestrada pelo Marechal Pétain, o herói da Primeira Guerra Mundial convertido em figura simpática ao nazismo alemão. O início da construção mítica de alguns dos personagens mais importantes da história da França no século XX, como o general Charles De Gaulle e o líder da resistência Jean Moulin. Os impactos que a guerra produz no dia a dia da cidade. A relação dos intelectuais com o conflito. A chegada do holocausto em terras francesas. E a lenta construção da vitória, que contou com o auxílio de forças poderosas, como os Estados Unidos e a União Soviética.

> Esta palestra faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece no dia 13 DE NOVEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

 

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 80.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Natália Bravo

    Historiadora. Metre em História Social pela USP e doutoranda na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris (França). É fundadora do projeto Paris de Histórias, que proporciona experiências de imersão histórica e cultural aos turistas brasileiros na cidade de Paris.

INSCREVA-SE AQUI