SPINOZA: UM PENSADOR PARA O NOSSO TEMPO


André Martins

De 28 de september a 19 de october - Mondays - das 19h às 20h30 - 3 encontros

CONCLUÍDO

Spinoza escreveu no século XVII e, por duzentos, anos chocou seus leitores pelo modo como apresentava sua compreensão de Deus, e pelo escândalo de ser um “ateu virtuoso”. No século XIX foi reconhecido como um filósofo da natureza, caracterizado por um panteísmo, e pelo que Goethe nomeou como Gott-Natur. Já no século XX, foi identificado como um racionalista radical. Jorge Luís Borges, Machado de Assis e até mesmo Albert Einstein escreveram lindos poemas em seu louvor. Na atualidade, podemos descobrir em suas ferramentas conceituais um filósofo da mente humana e da imaginação, redimensionando sua a filosofia não somente para a ética, como também para o amor.

Esse curso, ministrado por André Martins, um dos maiores estudiosos da obra de Spinoza no Brasil, pretente desenvolver os temas principais do pensamento spinoziano.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 29 DE SETEMBRO, 06 E 20 DE OUTUBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 28 SET | SPINOZA E A REFORMA DO INTELECTO


  • 05 OUT | O DEUS DE SPINOZA


  • 19 OUT | SPINOZA, FILÓSOFO DO AMOR


ministrado por


  • André Martins

    Filósofo e psicanalista, professor do Departamento de Filosofia da UFRJ, onde é membro do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (NUBEA) e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF). Doutor em Filosofia pela Université de Nice (França)e em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, com pós-doutorado sênior em Filosofia pela Université de Provence (França). Autor de Pulsão de morte? Por uma clínica psicanalítica da potência e de mais de 70 artigos publicados no Brasil, na França, na Alemanha, em Portugal, na Hungria, nos EUA e na Bélgica. Editor da Revista Trágica de Estudos de Filosofia da Imanência (SPIN-PPGF-IFCS-UFRJ). ​Possui um canal no YouTube com videos relacionadoa à filosofia e psicanálise.