TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE NO CONTEMPORÂNEO: UM OLHAR DA FILOSOFIA E DA PSICANÁLISE


Leandro Chevitarese, Sandra Niskier Flanzer

26 de november - Tuesday - das 19h30 às 21h30

Neste encontro, propomos uma reflexão sobre as mudanças que podem ser observadas no sujeito imerso na cultura contemporânea. A tecnologia, que oferece (e impõe) uma nova forma de se estar no mundo, ao mesmo tempo, convoca o sujeito a mais e mais exigências. Sua relação com o tempo e com o espaço, com o outro enquanto alteridade; a ausência de um intervalo que veicule seu desejo: tudo isso vem sofrendo mudanças relevantes, vertiginosas. Além de atingir níveis de adicção, o uso excessivo das ferramentas virtuais traz consequências cada vez mais observadas no campo da saúde mental, tais como ansiedade, insônia, hiperatividade, afastamento social, entre outras. Vamos debater, à luz da filosofia e da psicanálise, essa nova posição do sujeito na cultura, dando lugar a um debate imprescindível sobre a modernidade e suas consequências.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 120.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

ministrado por


  • Leandro Chevitarese

    Professor do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Especialização em Filosofia Contemporânea da PUC-Rio. Doutor em Filosofia também pela PUC-Rio.

  • Sandra Niskier Flanzer

    Psicanalista. Pós-doutoranda do Programa de Teoria Psicanalítica da UFRJ e mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Autora dos livros a pa-lavra; Por um, segundo; Re/talhos; do quarto; e o quinto (dos infernos).

INSCREVA-SE AQUI