THE BEATLES E A FILOSOFIA

COMO A ESTÉTICA REDIRECIONA A NOSSA CAPACIDADE DE SENTIR E AGIR NO MUNDO


Gustavo Chataignier

De 24 de june a 08 de july - Mondays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

A banda inglesa The Beatles, cuja carreira meteórica, de 1962 a 1970, ainda hoje é capaz de arregimentar corações e mentes mundo afora constitui um marco na música pop. Esse fenômeno que une gerações pode ser compreendido também por suas rupturas em pelo menos dois sentidos: primeiro como um divisor de águas comparado ao que se compunha até então; segundo, através de seu amadurecimento interno, relativo à evolução das próprias composições dos Fab Four.

Os rapazes de Liverpool serão condutores para o aprendizado de conceitos da Filosofia e o curso se deixa levar pelas indagações suscitadas pelas canções de Paul, George, Ringo e John. Em termos teóricos, adentra-se o domínio da Estética, ou seja, o ramo da filosofia que redireciona nossa capacidade de sentir e de agir.

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 360.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 24 JUN | A ESTÉTICA ENQUANTO DISCIPLINA FILOSÓFICA

    O encontro. O estrangeiro. Baudelaire e os passantes de Abbey Road. Escuta e a Magical Mistery Tour. Arte além do fato empírico. Rubber soul como condição humana. Breve histórico: antes do século XVIII (Renascimento), Belas Artes, filosofia e sensibilidade, Kant; arte e acontecimento.


  • 01 JUL | THE BEATLES E AS POSSÍVEIS LEITURAS FILOSÓFICAS

    Arte que pensa. Platão e a metafísica. A ideia está na obra. Partilha do sensível. Exemplos e contra exemplos. Existencialismo. Nietzsche e a vida como obra de arte.


  • 08 JUL | A “FILOSOFIA PRÁTICA” DOS BEATLES

    A teoria do “corte epistemológico”: Louis Althusser. História e arte. Hegel e a Teoria do Reconhecimento. Legitimidade (e limitação) do período até 1964. Aprendizado da alteridade: teoria de um “corte imperfeito”. O “anúncio” de Help. O caso Rubber Soul. Demais álbuns- análise retrospectiva da obra.


ministrado por


  • Gustavo Chataignier

    Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Doutor em Filosofia e pesquisador associado do Departamento de Filosofia pela Université Paris 8 (França).

INSCREVA-SE AQUI