UM BREVE PANORAMA DA MODA ATRAVÉS DOS SEUS ÍCONES DE ESTILO


Maya Marx Estarque

De 15 a 29 de august - Thursdays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

O ritmo frenético em que a moda necessariamente opera, sua natureza efêmera e a busca pelo novo geram um ambiente fértil para que alguns indivíduos se transformem em referências de estilo. Maria Antonieta, Chanel ou David Bowie marcaram época e continuam influenciando o comportamento e alimentando o imaginário da moda. Neste curso, será apresentado um olhar através de criadores, agitadores e figuras que marcaram o momento histórico desde o surgimento da moda ocidental como um rígido protocolo social, passando pela sua fluidez e o aparecimento de subculturas urbanas até a sua recente crise de identidade e a proliferação de novos discursos.

Valor R$ 300.00

Vendas somente por telefone
Tel: (21) 2227-2237

ÁREA DO ALUNO
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aulas


  • 15 AGO | O SISTEMA DE MODA OCIDENTAL: O LUXO E SUAS VERTENTES

    Luís XIV, o grande artífice do luxo. Charles Frederick Worth e a criação da alta costura. Os revolucionários do estilo: Paul Poiret, Balenciaga, Schiaparelli, Yves Saint Laurent, dentre outros. A nova geografia do luxo: Elie Saab, Sheikha Mozah do Qatar, Dasha Zhukova e Miroslava Duma.


  • 22 AGO | MODA URBANA: CULTURA POP E FRAGMENTAÇÃO DA MODA

    Da moda jovem e urbana de Mary Quant, Barbara Hulanicki, Twiggy, Vidal Sassoon, Jimi Hendrix, Barbarella, Andy Warhol e Vivienne Westwood até a moda esportiva de Jean Paul Gaultier, Supreme etc.


  • 29 AGO | CRISE DE IDENTIDADE, ANTI-MODA E NOVOS MODELOS

    Do manifesto anti-fashion de Lidewij Edelkoort às novas proposições de marcas como Stella McCartney e plataformas como Fashion Hits, Awaytomars, Not just a label, dentre outras.


ministrado por


  • Maya Marx Estarque

    Professora de cultura e história da moda no Istituto Europeo di Design‎ no Rio de Janeiro. (IED Rio). Doutora e graduada em Belas Artes pela Universidade de Vigo (Espanha), e especialista em Design de Moda pelo Senai Cetiqt. É cocoordenadora do GT Gestão e Negócios de Moda do Colóquio Internacional de Moda. Pesquisa sobre a interação entre arte, moda e corpo na atualidade com desdobramentos em identidade, comportamento e consumo.