UM PANORAMA SOBRE A ARTE MODERNA

DE MONET E MANET A PICASSO, MATISSE E POLLOCK


Felipe Martinez

De 26 de january a 23 de february - Tuesdays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

CONCLUÍDO

A história da arte moderna é marcada por rápidas transformações. Entre o final do século XIX e o começo do século XX, técnicas e temas foram modificados repetidas vezes, e a palavra arte passou a descrever práticas e objetos muito diferentes entre si. Por essa razão, muitas vezes a arte moderna causa estranhamento e contraria nossas expectativas. Mas é justamente aí que está sua força. Uma pintura de Picasso, por exemplo, desafia nosso entendimento de beleza e exige que deixemos nossa zona de conforto para poder compreender sua importância artística e histórica.

Pensando nisso, este curso foi elaborado a partir da análise da obra e da vida de grandes artistas: como Monet, Van Gogh e Picasso. Por meio deles, veremos de que modo o espírito inovador da arte moderna é capaz de inspirar reflexões que vão muito além da apreciação artística, chegando a nosso cotidiano profissional e pessoal. Além disso, será visto como a história da arte moderna é complexa e envolve elementos que estão para além das obras de arte, como a crítica, as instituições e o mercado.

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 28 DE JANEIRO, 04, 11 E 25 DE FEVEREIRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 26 JAN | UMA MUDANÇA DE PARADIGMA

    Da arte da tradição para a arte moderna, especialmente com o impressionismo. Destaque para Gustave Courbet, Édouard Manet e Claude Monet.


  • 02 FEV | OS DESENVOLVIMENTOS PÓS-IMPRESSIONISMO

    Destaque para a vida e a obra de Van Gogh e Paul Cézanne.


  • 09 FEV | A CONSOLIDAÇÃO DA ARTE MODERNA 

    Como as obras de artistas como Pablo Picasso e Henri Matisse foram influenciadas pelos movimentos anteriores e como a arte moderna se consolida como tendência dominante.


  • 23 FEV | MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XXI

    Com destaque para a obra de Jackson Pollock, Mark Rothko e Willem de Kooning, mostrando como o paradigma de artista moderno entra em crise após o expressionismo abstrato nos EUA.


ministrado por


  • Felipe Martinez

    Doutor em História da Arte pela Unicamp e pesquisador de pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus de São Paulo, como o MAM e o MASP. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh e pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, ambos na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).



Precisa de ajuda para fazer sua inscrição?

Fale com a Maggy por aqui!