UM ROTEIRO PELA ARTE HOLANDESA


Hélio Márcio Dias Ferreira

18 e 25 de january - Mondays - das 20h às 22h - 2 encontros

CONCLUÍDO

Esse curso pretende oferecer uma discussão sobre artes visuais através de viagem virtual por cidades holandesas. Na primeira aula, uma tomada geral de Amsterdam, com análise de suas características particulares, com destaque para a coleção do Rijksmuseum. O segundo encontro consistirá numa visita ao patrimônio artístico de cidades como Haia, Delft, Utrecht, entre outras.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 18 JAN | ARTE EM AMSTERDAM
    A obra de Rembrandt e sua casa, hoje aberta ao público. A coleção do Museu Van Gogh. O incrível museu Rijks, que foi restaurado recentemente e é um dos mais importantes do mundo, com o melhor da pintura barroca holandesa do século XVII.


  • 25 JAN | ARTE NAS CIDADES HOLANDESAS
    Em Haia, o museu Mauritshuis com os quadros Lição de anatomia, de Rembrandt, e a Moça do brinco de pérola, de Vermeer. Ainda nessa cidade, o Museu Escher e sua coleção de gravuras e desenhos. O parque Keukenhof florido de tulipas na primavera. As belezas artísticas de cidades como Delft, Utrecht e a coleção do Kröller-Müller Museum, em Otterlo.


ministrado por


  • Hélio Márcio Dias Ferreira

    Professor da Escola de Teatro da Unirio. Mestre em História da Arte pela UFRJ e doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne (França). É autor de Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto, entre outros livros de arte.