UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO: DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY


Saulo Goulart

De 05 de august a 02 de september - Wednesdays - das 20h às 21h30 - 5 encontros

Com base nas obras do historiador britânico Eric Hobsbawm e de outras referências da atualidade, este curso tem o objetivo de traçar um panorama do mundo ocidental, desde a Revolução Francesa, passando pelo desmonte da União Soviética e chegando ao complexo século XXI. Em vez de tomar como ponto de partida este ou aquele país, ou determinado acontecimento, os encontros tratam dos grandes motores que moldaram o pensamento, o poder e fizeram acelerar as engrenagens do mundo. Tratar de história, mais do que levantar os marcantes eventos e reviravoltas que moldaram a realidade, é desenvolver o desejo pela narrativa, criar o engajamento que merece a atenção de todos. E o desenrolar dos fatos dos últimos dois séculos não tem pouco nem de uma coisa, nem de outra. Pelo contrário, quase a totalidade das dinâmicas culturais, políticas e sociais que ainda estão em movimento atualmente tiveram origem neste breve e conturbado período..

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 07, 14, 21, 28 DE AGOSTO E 04 DE SETEMBRO, ÀS 19H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

 


 

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237 e (21) 99478 9298.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 05 AGO | A ERA DAS REVOLUÇÕES (1789 – 1848)

    A fundação dos ideais modernos.


  • 12 AGO | A ERA DO CAPITAL (1848 – 1875)

    Vencedores e vencidos.


  • 19 AGO | A ERA DOS IMPÉRIOS (1875 – 1914)

    Paz e prosperidade rumo à guerra e à crise.


  • 26 AGO | A ERA DOS EXTREMOS (1914 – 1991)

    O breve século XX.


  • 02 SET | A ERA DA GLOBALIZAÇÃO

    O legado do século XX e os desafios do século XXI.


ministrado por


  • Saulo Goulart

    Historiador, doutor em História pela Unicamp, com atuação docente junto ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Pesquisador e professor com experiência na área de História Cultural e Social. Desenvolveu pesquisa junto às principais instituições de fomento científico do país, tais como, FAPESP, CNPq e Capes. Também trabalhou em âmbito internacional vinculado ao Colegio de México (COLMEX) como pesquisador temporário. Atualmente, encontra-se vinculado ao corpo de professores da Faculdade Cásper Líbero, atuando nas áreas de História Contemporânea e História do Brasil Contemporâneo. Dedica-se, também, à divulgação científica, ministrando cursos no amplo aspecto da disciplina histórica.