UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE: DA ARTE ISLÂMICA AO GÓTICO TARDIO

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY


Hélio Dias Ferreira

De 16 de november a 07 de december - Mondays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

Esse curso tem o objetivo de apresentar uma visão panorâmica do universo da História da Arte Ocidental do nascimento da arte islâmica ao desenrolar da arte medieval. Ao longo de quatro encontros fartamente ilustrados por imagens, iremos percorrer as mesquitas e a riqueza da arte muçulmana e o desenvolvimento dos estilos românico e gótico, ao longo da idade média.

> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece no dia 18, 25 DE NOVEMBRO E  02, 09 DE DEZEMBRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 16 NOV | ARTE ISLÂMICA

    O nascimento do islamismo e o desenvolvimento de uma arte bastante particular. A glória das mesquitas e do Império Otomano. Istambul: suas mesquitas e seus palácios como, de Dolmabahçe.


  • 23 NOV | ARTE ROMÂNICA

    Na plena e na baixa Idade Média, o desenvolvimento de uma arte cristã de valor sem igual. O Renascimento carolíngio e a arte românica, com suas igrejas singulares.


  • 30 NOV | ARTE GÓTICA

    A arte gótica, espiritualidade e poder escritos na pedra. A oponência das principais catedrais europeias.


  • 07 DEZ | GÓTICO TARDIO E PROTO RENASCIMENTO

    Giotto e seus seguidores da perspectiva atmosférica do século XIV - uma nova pintura na Itália. O nascimento da pintura a óleo com os artistas da Flandres. Florença, a “nova Atenas”, e o poderio dos Medici. O início da glória da arte do quatroccento.


ministrado por


  • Hélio Dias Ferreira

    Professor da Escola de Teatro da Unirio. Doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne (França), e mestre em História da Arte pela UFRJ. É autor de Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto, entre outros livros de arte.