UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE: DA PRÉ-HISTÓRIA À ANTIGUIDADE

CURSO REALIZADO ONLINE VIA ZOOM


Hélio Dias Ferreira

De 04 de may a 01 de june - Mondays - das 19h às 20h30 - 4 encontros

CONCLUÍDO

Esse curso tem o objetivo de apresentar uma introdução ao fascinante universo da História da Arte Ocidental, bem como uma visão geral sobre os aspectos artísticos desenvolvidos da Pré-História até a Antiguidade, apresentado em aulas fartamente ilustradas.

>>> Este curso faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 04 MAI | O ESTUDO DA HISTÓRIA DA ARTE

    Como estudar séculos de evoluções artísticas através dos tempos. Essa palestra apresentará um panorama geral desse universo, bem como oferecer uma metodologia de estudo, bem como ampla discussão da farta bibliografia que versa sobre o assunto.


  • 11 MAI | AS QUESTÕES DO BELO E DO UNIVERSO ARTÍSTICO

    Do termo kalós às múltiplas ideias de beleza e formosura, serão discutidas questões de cânones de beleza e da variedade do “gosto”, de acordo com a vigência de preferências das mais diversas épocas. Sobre as discussões acerca do conceito de mímesis e de uma certa “necessidade de espelhos”, serão debatidos padrões da Antiguidade até os primeiros ready-made de Marcel Duchamp.


  • 18 MAI | ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

    Das primeiras Vênus esteatopígeas, às pinturas rupestres distribuídas nas mais diversas cavernas do globo terrestre; serão discutidas questões sobre o nascimento da arte, bem como exemplos de povos que até hoje realizam um produto artístico à luz de nossos ancestrais.


  • 01 JUN | ARTE NA MESOPOTÂMIA

    Da arte dos sumerianos até os exemplos deixados pelos persas, propomos uma viagem pelo tempo e investigações no antigo território que hoje é o Iraque e o Irã. Do código de Hamurabi à Porta de Ishtar, de zigurates ao palácio de Persépolis, será apresentado um legado artístico de imenso valor para a história da humanidade.


ministrado por


  • Hélio Dias Ferreira

    Professor da Escola de Teatro da Unirio. Doutor em Educação pela UFF, com parte dos estudos realizada na Universidade Paris III – Sorbonne (França), e mestre em História da Arte pela UFRJ. É autor de Uma história da arte ao alcance de todos e Ivan Serpa: o expressionista concreto, entre outros livros de arte.