UMA INTRODUÇÃO À MÚSICA CLÁSSICA

O BARROCO, O CLASSICISMO E O ROMANTISMO


Arthur Dapieve

De 22 de january a 05 de february - Fridays - das 19h às 20h30 - 3 encontros

A riqueza da música clássica – centenas de anos, milhares de compositores, milhões de obras e de intérpretes – pode intimidar até ouvintes experientes. Contudo, ela não é nem impenetrável e nem mesmo difícil: foi feita para ser ouvida, sentida e amada, mais do que entendida.

O curso pretende fornecer uma espécie de mapa de navegação celeste a partir dos três períodos centrais na sua história, ou seja, o Barroco, o Classicismo e o Romantismo, que abrangem mais de três séculos. Em cada uma das aulas, com o uso de exemplos sonoros e passagens biográficas, serão destacados os maiores mestres, suas maiores invenções e suas melhores composições. Afinal, toda história é escrita por gente de carne, osso e, no caso, também gênio.

CURSO ONLINE AO VIVO + REPLAY
> Este curso faz parte da programação online ao vivo e gravada da Casa do Saber Rio via Zoom.
>> Se não puder participar ao vivo na primeira data, o Replay (gravado) acontece nos dias 26 DE JANEIRO, 02 E 09 DE FEVEREIRO, ÀS 17H.
>>> Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o link, o código e a senha de acesso à sala virtual.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 2227 2237.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 22 JAN | BARROCO

    Vivaldi, Haendel e Bach. A música sacra e profana de contrastes e contrapontos, luzes e sombras. A invenção dos sons como os conhecemos.


  • 29 JAN | CLASSICISMO

    Haydn, Mozart e Beethoven. A qualidade que se confunde com a própria ideia de música clássica. Sonatas para piano, quartetos, sinfonias, óperas.


  • 05 FEV | ROMANTISMO

    Schubert, Chopin e Tchaikovsky. O mais popular dos períodos da história da música. A arte como expressão individual do compositor.


ministrado por


  • Arthur Dapieve

    Professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Autor de 12 livros, entre ficção e não ficção, como o romance De cada amor tu herdarás só o cinismo e a coletânea Do rock ao clássico – Cem crônicas afetivas sobre música. Apresenta o programa de música clássica da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles.