UNIVERSOS DO UNIVERSO: UMA INTRODUÇÃO AO MISTERIOSO ESPAÇO QUE NOS CERCA

CURSO REALIZADO ONLINE VIA ZOOM


Walmir Cardoso

31 de july e 07 de august - Fridays - das 19h às 20h30 - 2 encontros

As concepções ocidentais sobre o universo se transformaram profundamente nos últimos 200 anos. No início do século XX, a comunidade científica foi surpreendida pelas descobertas em relação à expansão do universo, que, antes, era considerado praticamente estático. Mais recentemente, algumas contradições entre teorias e observações levaram a uma conclusão estarrecedora: tudo o que conhecemos diretamente do universo representa menos de 5% de sua totalidade. Quais as implicações desses dados? Existem alternativas para as explicações atuais? Estaríamos nos limites de uma nova revolução científica?

Nessas duas aulas introdutórias sobre o tema, trataremos descritivamente das concepções acerca do universo e debateremos quais têm sido as indagações de alguns pesquisadores.

>>> Este curso faz parte da programação online da CASA DO SABER RIO via Zoom. Os inscritos receberão por e-mail no dia de cada aula o código e a senha de acesso à sala virtual.

 

INSCRIÇÃO ONLINE
Valor R$ 160.00

INSCREVA-SE AQUI

Conheça as formas de pagamento e a
política de cancelamento

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 31 JUL | ATÉ ONDE NOSSA VISTA ALCANÇA?

    Dos objetos mais próximos até os mais distantes, de que modo começamos a entender os principais constituintes do universo? O Sistema Solar, as estrelas próximas e muito além...


  • 07 AGO | MATÉRIA, ENERGIA E...?

    Estrelas, buracos negros e um universo cheio de perguntas. O "éter" do século XXI: matéria escura e energia escura.


ministrado por


  • Walmir Cardoso

    Doutor em Educação Matemática e mestre em História da Ciência pela PUC-SP, onde é professor do Departamento de Física. Bacharel em Física pela PUC-SP, com especialização em História da Ciência pela Unicamp. Gerente de Conteúdo da TV Escola do MEC e membro da Diretoria da Sociedad Interamericana de Astronomía en la Cultura (SIAC).

INSCREVA-SE AQUI