WORKSHOP DE CRIAÇÃO DE PROJETOS: DO PROCESSO CRIATIVO À MATERIALIZAÇÃO DE IDEIAS


Gabriel Gutierrez

De 31 de january a 14 de february - Fridays - das 19h30 às 21h30 - 3 encontros

CONCLUÍDO

Como sair da imobilidade da procrastinação e movimentar-se em direção de uma ação criativa concreta? Como lidar com o desconforto das ambiguidades que se apresentam durante a realização de um projeto? Como exercitar momentaneamente a suspensão da autocrítica para se arriscar na busca por inovação? Como encontrar inspiração e referências que ajudem a ultrapassar bloqueios criativos?

A partir do uso de palavras, sons e imagens, este workshop tem o propósito de investigar estas questões, estimulando o engajamento efetivo de cada participante no seu próprio processo criativo. A partir de exercícios, da apresentação de perfis de criadores e do debate acerca da maneira como estes lidam com os aspectos centrais da criatividade, o objetivo dos encontros é produzir uma experiência de aprendizado e movimento criativo nos ouvintes.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 31 JAN | PROCESSO CRIATIVO E AÇÃO

    Definições preliminares do percurso e mapeamento das intenções. Contexto geral da economia criativa na contemporaneidade. Paixão e energia vital na ação criativa. Conceito de Processo e Método Continuado. Propósito e aprendizado. Rendimento e performance. A arte de criar desculpas para procrastinar. A materialização das ideias que estão na mente. Padrões de criatividade em diferentes áreas. Exercício prático: Folha do eu reflexivo.


  • 07 FEV | A PESQUISA E A PRÁTICA EXAUSTIVA

    O elogio do investimento de energia ativa. Capacidade de imersão no problema. Pesquisa, coleta de informação e embate com as referências. Técnica, linguagem e viabilidade. A problematização da noção de Originalidade Radical. A criatividade como obra coletiva. Possível adjacente. Sacrifício e tolerância ao desconforto. Prática Exaustiva. A obra extraordinária como resultado de trabalhos ordinários. Exercício prático: Fragmentação.


  • 14 FEV | FLUXO CRIATIVO E DELÍRIO ORGANIZADO

    A criatividade como um estado. Problematização da noção de talento. Êxtase, clareza e serenidade. O conceito de estado de flow. Afrouxando as cordas do condicionamento. Suspensão do juízo crítico. Definição de limites e movimento de expansão. Delírio organizado e construção de significado. Experimentação e imaginação. Erro, acaso e estilo. Como habitar um espaço de percepção entre a realidade e a inovação. Exercício prático: Criando nomes para projetos


ministrado por


  • Gabriel Gutierrez

    Sociólogo, pesquisador e educador. Facilitador de conhecimento na área de Inovação e Criatividade. Já realizou oficinas na Escola Darcy Ribeiro e no Polo Criativo. Membro do Centro de Arte e Cidade (Uerj), é doutorando na Uerj e docente há mais de 10 anos. Criador da página "Pensador Selvagem", no Facebook, sobre processos criativos, do programa "Estado de Poesia" e da Roda de Conversa "O Começo da Aventura", projetos em que atua pesquisando, falando e escrevendo sobre processo criativo e arte.