WORKSHOP PARENTALIDADE COM EMPATIA

COMO USAR A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA PARA MELHORAR A RELAÇÃO COM OS FILHOS


Cristina Rafaela, Diana Bonar

De 30 de january a 13 de february - Thursdays - das 18h30 às 21h30 - 3 encontros

CONCLUÍDO

A criação dos filhos pode ser um lugar em que coexistam empatia e limites. Compreender o que está por trás do que rotulamos como um mau comportamento das crianças é uma habilidade que a ser aprendida de forma a fomentar uma mudança. Da mesma maneira, é possível falar com o seu filho de modo com que ele se sinta ouvido e compreendido.


Esse workshop, voltado para mães, pais e cuidadores, tem como fundamento a Comunicação Não-Violenta. Seu objetivo é mostrar que é possível conquistar a colaboração de nossos filhos sem fazer uso da ameaça ou da força, e apresentar um novo olhar para a parentalidade. Este exercício ajuda a ampliar os laços familiares, podendo fortalecer a conexão entre mães, pais e filhos.

ÁREA DO ALUNO
Faça o download do material do curso

aulas


  • 30 JAN | CONHECENDO E PRATICANDO A CNV com Cristina Rafaela e Diana Bonar

    Introdução à abordagem da Comunicação Não-Violenta aplicados à parentalidade. Vamos explorar como a CNV pode apoiar o processo de acolhimento e autocompaixão dos pais na desafiadora aventura de serem os melhores pais e mães que podem ser. Faremos exercícios práticos sobre sentimentos, necessidades e estratégias aplicados nas relações familiares como um todo.


  • 06 FEV | VALIDAÇÃO E APRENDIZAGEM SOBRE OS SENTIMENTOS com Cristina Rafaela e Diana Bonar

    Direcionado especificamente à crianças e jovens vamos aprender a importância de validar os sentimentos, mesmo quando são expressados de forma difícil para nós. E como apoiar nossos filhos a lidarem e a expressarem esses múltiplos sentimentos. Vamos explorar como alguns comportamentos dos pais e mães, mesmo com a intenção de aproximar, acabam por trazer desconexão e como podemos usar a CNV de forma consciente para estruturar uma relação mais empática e colaborativa. Vamos conversar sobre qual seria o limite saudável entre permissividade e autoritarismo.


  • 13 FEV | DESROTULANDO com Cristina Rafaela e Diana Bonar

    Por trás dos rótulos que damos aos outros há uma necessidade nossa! O rótulo/julgamento/crítica fala mais sobre nós do que a pessoa rotulada. Vamos entender o impacto negativo que esses rótulos através de exercícios práticos e compreender como podemos contribuir para que nossos filhos se vejam como uma pessoa de valor.


ministrado por


  • Cristina Rafaela

    Terapeuta Sistêmica e de Constelação Familiar. Especialista em Ajuda Humanitária pela PUC-Rio e supervisora na Núcleo-Pesquisa. É mediadora de conflitos formada pelo Instituto Mediare e especialista em Comunicação Não-Violenta.

  • Diana Bonar

    Especialista em Transformação de Conflitos e Estudos da Paz pela Chulalongkorn University (Tailândia). É coordenadora da área de Treinamento e Conteúdo da Organização Internacional Luta pela Paz e fundadora da PeaceFlow. Tem Pós-Graduação em Mediação de Conflitos e Gestão de Projetos pela FGV e pela Fundação Dom Cabral. É formada em Relações Internacionais pela PUC-Rio.