Professores


  • Aderbal Freire Filho

    Diretor teatral. Fundador do Grêmio Dramático Brasileiro e do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (CDCE). Assina, entre outros, os consagrados Apareceu a Margarida; A Morte de Danton; A Mulher Carioca aos 22 Anos (Prêmio Shell) e Tiradentes. Fez sua estreia como ator em Diário de um louco, de Nikolai Gogol; e como diretor em O Cordão Umbilical, de Mario Prata (1972). Seu primeiro grande sucesso professional foi a direção do monólogo Apareceu a Margarida, com Marília Pêra. Anos depois, com atores iniciantes em sua maioria, monta Lampião, primeiro de uma série de espetáculos com temas históricos. Dirigiu Wagner Moura em sua versão de Hamlet, de Shakespeare, montando em seguida os clássicos Moby Dick e Macbeth.

  • Adilson Xavier

    Publicitário, escritor, roteirista e produtor audiovisual. Foi sócio e presidente da agência multinacional FCB Brasil. Atualmente é CEO da Zola, produtora das séries Valentins e Homens são de Marte, entre outras. Autor dos livros O Deus da CriaçãoO Atirador de IdéiasSobrevoando Babel e Storytelling - Histórias que deixam marcas.

  • Admar Costa

    Professor do Departamento de Filosofia da UFRRJ. Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Filosofia pela UFRJ. Possui pós-doutorado pela Université Panthéon Sorbonne - Paris 1. Líder do grupo de pesquisa Zétesis (Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Tradição - UFRRJ), onde desenvolve pesquisa sobre Platão, e atua também no Programa de pós-graduação em Filosofia da UFRJ.

  • Adriana Abdenur

    Doutora pela Universidade Princeton, pós-doutoranda sênior na Fundação Getulio Vargas e Fellow do Instituto Igarapé.

  • Adriana Calcanhotto

    Cantora, compositora e embaixadora da Universidade de Coimbra. Tem canções gravadas por intérpretes da música popular brasileira como Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte e pelas novas gerações, em especial no projeto Nada ficou no lugar. Ampliou sua atuação em um heterônimo para crianças, Adriana Partimpim, com o qual obteve grande sucesso popular e de crítica e que rendeu-lhe um Grammy Latino. De março a maio de 2019 estará dando o curso Como escrever canções na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a FLUC.

  • Adriano Silva

    Jornalista e publicitário. Sócio fundador e CEO da The Factory e da Damnworks e publisher do Projeto Draft. Fundou a Spicy Media, que trouxe o Gizmondo, o Jalopnik e o Kotaku ao Brasil. É colunista da rádio CBN. Foi chefe de redação do Fantástico (TV Globo), diretor do Núcleo Jovem da editora Abril e diretor de redação da revista Superinteressante. Lançou as publicações Vida simples, Mundo estranho e Aventuras na história, todas pela Abril. Foi editor-sênior da Exame e diretor de marketing do Grupo Exame. Tem um MBA pela Universidade de Kyoto (Japão). Autor de vários livros, entre eles Ansiedade corporativa – Confissões sobre estresse e depressão no trabalho e na vida e O executivo sincero – Revelações subversivas, surpreendentes e inspiradoras sobre a vida nas grandes empresas.