Professores


  • Fernanda Hamann de Oliveira

    Psicanalista e escritora, numa carreira dupla em torno da palavra, falada ou escrita, e de seus efeitos. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica. Professora de Psicologia na UFRJ (2015-2017), com Doutorado em Teoria Psicanalítica pela mesma Universidade (2012-2016). Redatora e revisora de dezenas de livros publicados entre 2007 e 2017 (www.dezanosdelivros.com.br). Autora do romance Cativos (7Letras, 2015) e da autoficção Coisas bizarras que você só descobre quando está grávida (Rocco, 2015).

  • FERNANDA PACHECO-FERREIRA

    Psicanalista. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral e Diplôme d'Université en psychiatrie infantile pela Université René Descartes (Paris V). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade (Nepecc) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra a comissão executiva da Revista ÁGORA - Estudos em Teoria Psicanalítica. É pós-doutoranda em Teoria Psicanalítica (UFRJ).

  • Fernanda Teixeira de Medeiros

    Professora do Instituto de Letras da Uerj e membro do Centro de Estudos Shakespearianos.

  • FERNANDO BRANCOLI

    Professor de Segurança Internacional da UFRJ e Comentarista de Política Internacional da Globo News. Realizou pesquisas no Oriente Médio e no norte da África, principalmente no Iraque e na Líbia.

  • FERNANDO BRAUNE

    Artista visual. Formado em Engenharia Química pela UFRJ, participou de vários cursos relacionados à Crítica de Arte, Filosofia da Arte e História da Arte. Seu trabalho já foi exposto em cidades como Londres, Nova York, Florença, Lisboa, Barcelona, Paris, Milão, Nice, Mônaco e Estocolmo. No Brasil, expôs no Centro Cultural da Justiça Federal e no Museu Nacional de Belas Artes, ambos no Rio, e na Galeria de Arte da UFF, entre outros. É autor dos livros O Surrealismo e a estética fotográfica, O cinema e linguagem fotográfica, Temporalis e Querubins da Grota.

  • FERNANDO COCCHIARALE

    Crítico de arte, curador e artista plástico. Professor de História da Arte na PUC-Rio e na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, é autor de diversos livros, entre eles, Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos 50, com Anna Bella Geiger; e Um século de arte brasileira – Coleção Gilberto Chateaubriand, com Franz Manata; além de inúmeros textos publicados em catálogos e revistas de arte. Foi curador e coordenador do programa Rumos Itaú Cultural – Artes Visuais e coordenador de Artes Visuais da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e curador do MAM-Rio.